Get in touch with us

Categories

menu_banner1

-20%
off

Cientista de Dados: o que faz, salário e como se tornar

Essa pessoa deve saber realizar investigações nos dados para extrair valor e conseguir responder às perguntas do negócio com análises aprofundadas e multifuncionais. Ao considerar uma carreira como cientista de dados, é tão importante compreender os desafios e realidades do dia a dia quanto https://leianoticias.com.br/ciencia-de-dados-ferramentas-habilidades-e-o-melhor-curso-para-voce/ as perspectivas de carreira e salários. Embora seja uma profissão recompensadora e em alta demanda, há várias questões e desafios que os cientistas de dados enfrentam regularmente. A formação e as habilidades necessárias para ser um cientista de dados vão muito além do conhecimento técnico.

  • São técnicas e boas práticas que ajudam a transformar estatísticas, gráficos e relatórios complexos em histórias interessantes de entender e de acompanhar.
  • Fique atualizado e em conformidade com as regulamentações de proteção de dados.
  • Como exemplo, ele menciona profissionais da Engenharia de Software ou mesmo de Product Management, que podem atuar de forma associada ao time de dados.
  • A ciência de dados é um campo multidisciplinar que utiliza métodos científicos, sistemas, processos e algoritmos para extrair insights, tanto de dados estruturados quanto de não estruturados.

Cientistas de dados estão espalhados por diversas indústrias, cada uma com suas peculiaridades e desafios. Essa diversidade não só expande as oportunidades para os profissionais do campo, mas também enriquece a própria ciência de dados com uma variedade de perspectivas e aplicações. A complexidade e a versatilidade das tarefas executadas por um cientista de dados são o que tornam esta profissão tão única e demandada.

Conhecimento em linguagens de programação

É necessário realizar um trabalho minucioso de limpeza e preparação dos dados, removendo ruídos e inconsistências que possam comprometer a análise. A formação do cientista de dados combina Estatística e Ciência da Computação. Até pouco tempo atrás, a carreira era muito autodidata ou amparada em cursos livres. Hoje, no entanto, a faculdade de ciência de dados já uma realidade no Brasil. Na Ciência dos dados, a modelagem de banco de dados, evidentemente, cumpre um papel muito importante. Nesse sentido, a pessoa cientista de dados deve entender muito bem o padrão SQL e dominar as ferramentas que implementam seus conceitos em Python, como as bibliotecas SQlite e PostGreSQL.

Isso acontece porque um profissional já identificou, por meio da programação, um padrão na base de dados de que os clientes que compram um notebook tem alta tendência a comprar também um mouse. Assim, você recebe uma seleção dos produtos mais relevantes e a loja pode aumentar as vendas. A partir de um questionamento, o profissional cria hipóteses, faz validações, utiliza ferramentas de manipulação de dados e, no final, gera impactos reais para a empresa. Evitar gastos e riscos financeiros, estimar o quanto ela vai vender e lucrar no próximo ano, facilitar a personalização de produtos e serviços para usuários são alguns desses impactos. Seguindo essas etapas e mantendo-se dedicado ao aprendizado e ao aprimoramento contínuo, você estará no caminho certo para se tornar um cientista de dados no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

A evolução da sua carreira começa agora: cursos com início imediato

Com o uso cada vez maior e mais qualificado da internet, as profissões que trabalham diretamente com ela irão continuar crescendo. Assim, o cientista de dados não é limitado ao local em que deve trabalhar, podendo encontrar boas oportunidades nos mais variados espaços. Com um leque de opções de emprego, é importante se destacar naquilo que realiza, dominando alguma tecnologia que seja bem relevante para a profissão.

A ciência de dados é considerada uma disciplina, enquanto os cientistas de dados são os praticantes desse campo. Os cientistas de dados não são necessariamente responsáveis diretos por todos os processos envolvidos no ciclo de vida da ciência de dados. Por exemplo, os pipelines de dados são, normalmente, de responsabilidade dos engenheiros de dados, mas o cientista de dados curso de cientista de dados pode fazer recomendações sobre quais tipos de dados são úteis ou necessários. Como resultado, é comum para um cientista de dados fazer parceria com engenheiros de machine learning para escalar modelos de machine learning. Se você deseja seguir essa carreira promissora, é essencial desenvolver habilidades em programação, estatística, machine learning e storytelling de dados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *